Dois profissionais que atuam na Traumatologia do Centro Cirúrgico do Hospital Fernandes Távora, em Fortaleza, tiveram um artigo científico publicado no Open Journal of Epidemiology, trata-se do médico Antonio Valterno Nogueira Pinheiro e do tecnólogo em radiologia Yuri Borges Morais.
O artigo, intitulado “Retrospective Epidemiological Analysis of Colles’ Fracture in Patients Admitted in Fernandes Távora Hospital”, teve como objetivo principal analisar e traçar o perfil epidemiológico dos pacientes acometidos por “Fratura de Colles” no HFT.
A Fratura de Colles é a fratura da extremidade distal do rádio, onde o fragmento se desloca para trás e para o exterior. Essa lesão é caracterizada por uma deformidade do antebraço denominada “dorso de garfo”, na qual os músculos do antebraço “puxam” o osso fraturado e acentuam a angulação da fratura, sendo mais comum em idosos.
Este estudo retrospectivo realizado no Hospital Fernandes Távora utilizou 1030 imagens radiográficas de pacientes com fraturas de punho.
O artigo está disponível no endereço:
Comments